Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Artigos
*Conservação e Preservação do Meio Ambiente
Tamanho da letra


Conservação e Preservação

 

Conservação e preservação ambiental é uma prática de proteger o ambiente natural em níveis individuais para o benefício tanto do meio ambiente e como dos seres humanos

Aqueles que estão preocupados com a proteção do meio ambiente muitas vezes usam a conservação palavras e preservação.

Estes dois termos são freqüentemente confundidos e são usados para significar a mesma coisa, embora existam diferenças.

Conservação é a utilização e gestão sustentável dos recursos naturais, incluindo animais selvagens, água, ar e depósitos de terras. Os recursos naturais podem ser renováveis ou não renováveis.

A conservação dos recursos renováveis, como árvores envolve a garantia de que eles não são consumidos mais rapidamente do que eles podem ser substituídos.

A conservação dos recursos não-renováveis, como combustíveis fósseis significa garantir que quantidades suficientes são mantidos para as futuras gerações de utilizar.

Conservação dos recursos naturais geralmente se concentra nas necessidades e interesses dos seres humanos, por exemplo, os valores biológicos, econômicos, culturais e recreativas tais recursos têm.

A floresta tropical por exemplo, contém uma ampla gama de biodiversidade , proporcionando estoques de alimentos para as populações locais e uma fonte de madeira e medicamentos para outros países.

Conservacionistas aceitar que o desenvolvimento é necessário para um futuro melhor, mas apenas quando as mudanças ocorrem de formas que não são um desperdício.

O que o conservador se opõe não é o aproveitamento da natureza para a progressão da humanidade, mas o fato de que muitas vezes o ambiente sai pior para o desgaste.

Preservação, em contraste com conservação, as tentativas para manter nas suas áreas condição presente da Terra, que são até agora intocada por seres humanos.

Isto é devido à preocupação de que a humanidade está invadindo sobre o meio ambiente a uma velocidade tal que muitas paisagens dominadas são entregues à agricultura, indústria, habitação, turismo e outros empreendimentos humanos, e que a nossa perder muito do que é “natural ‘.

Como conservacionistas, alguns preservacionistas apoiar a proteção da natureza por razões puramente humanos-centrada. defensores mais fortes de preservação no entanto, adaptar uma abordagem menos centrado no ser humano com a proteção ambiental, colocando um valor na natureza que não se relacionam com as necessidades e interesses dos seres humanos.

A ecologia profunda verde argumenta que os ecossistemas e espécies individuais deve ser preservada a qualquer custo, independentemente de sua utilidade para os seres humanos, e mesmo se a sua manutenção poderia revelar-se prejudicial para nós.

Isso decorre da crença de que cada ser vivo tem o direito de existir e deve ser preservada.

Diferença entre Conservação e Preservação

A visão conservacionista contempla o amor pela natureza, mas permite o uso sustentável e assume um significado de salvar a natureza para algum fim ou integrando o ser humano.

Na conservação, a participação humana precisa ser de harmonia e sempre com intuito de proteção.

Conservação, nas leis brasileiras, significa proteção dos recursos naturais, com a utilização racional, garantindo sua sustentabilidade e existência para as futuras gerações, com a participação antrópica.


Com o correr do tempo, o preservacionismo tornou-se sinônimo de salvar espécies, áreas naturais, ecossistemas e biomas. Tende a compreender a proteção da natureza, independentemente do interesse utilitário e do valor econômico que possa conter.

A preservação visa à integridade e à perenidade de algo. O termo se refere à proteção integral, a “intocabilidade”.

A preservação se faz necessária quando há risco de perda de biodiversidade, seja de uma espécie, um ecossistema ou de um bioma como um todo, sem a participação antrópica.

Resumindo, a conservação é a administração de recursos naturais pelo ser humano para fornecer o benefício máximo por um período de tempo estável. A preservação estabelece práticas que asseguram a proteção integral dos recursos naturais sem a participação humana.

Preservação ambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A preservação ambiental ou proteção ambiental é uma prática de proteger o ambiente natural em níveis individuais, organizacionais ou governamentais, para o benefício tanto do meio ambiente e como dos seres humanos.

Devido às pressões populacionais e de tecnologia, o ambiente biofísico está sendo degradado, por vezes de forma permanente. Isto tem sido reconhecido, e os governos começaram a colocar restrições sobre as atividades que causam degradação ambiental.

Desde os anos 1960, à atividades dos movimentos ambientalistas criou a consciência de várias questões ambientais.[1]Não há acordo sobre a extensão do impacto ambiental da atividade humana e as medidas de proteção são ocasionalmente criticadas.

A proteção do meio ambiente é necessária devido às várias atividades humanas.

A produção de resíduos, a poluição do ar e a perda de biodiversidade (resultante da introdução de espécies invasoras e da extinção de espécies) são algumas das questões relacionadas com a proteção ambiental.

A proteção ambiental é influenciada por três fatores interligados: legislação ambiental, ética e educação.

Cada um desses fatores desempenha o seu papel em influenciar decisões ambientais a nível nacional e os valores e comportamentos ambientais a nível pessoal.

Para que a proteção do meio ambiente se torne uma realidade, é importante que as sociedades desenvolvam cada uma dessas áreas que, em conjunto, irão informar e conduzir as decisões ambientais.

Fonte: Meio Ambiente Rio





 

 

   
       
 
14/07/2018 - *ECO21 – Nunca o meio ambiente esteve tão ameaçado no Brasil
24/06/2018 - *Brasil X Costa Rica: pentacampeão do futebol perde de goleada em conservação do meio ambiente
18/05/2018 -  *O homem contemporâneo e sua relação com o meio ambiente
06/11/2017 - *PIB + PIV, será que temos um novo foco de luz no final do túnel?
10/09/2017 - *O ambiente, lá e cá
26/08/2016 - *Reflorestamentos que produzem alimentos
09/08/2016 - * Desastres lentos e graduais
26/05/2016 - *Conservação e Preservação do Meio Ambiente
05/05/2016 - * Crianças que não brincam na natureza, não se preocupam em protegê-la

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados